O que é alma? Aprenda tudo sobre a Alma

Você já se perguntou o que é alma? Em junho de 2021 comecei a estudar a alma, após sentir uma angústia enorme. Pela primeira vez, não entendia e não controlava meu corpo, só sentia angústia e dor (na região torácica). Os médicos diziam que eu tinha ansiedade, e de fato clinicamente era ansiedade.

Mas, não fazia sentido eu ter angústia ou ansiedade, porque tudo estava dando certo, eu tinha dinheiro, conquistei meus sonhos e tudo mais…

Até que em uma oração eu perguntei para Deus, o que está acontecendo comigo?

Imediatamente Deus me respondeu: “você esta com a Alma encolhida” (sim, eu ouvi a voz DELE dizendo que minha ALMA ESTAVA ENCOLHIDA). 

Assustei com a resposta, mas desde então eu entendi que tenho que alimentar a minha ALMA!

Quero que você entenda como lidar e tratar com as questões da alma aqui na terra! Para isso, reuni estudos cristãos e referências bíblicas para te ajudar.

Espero que meu estudo ajude a salva a sua alma!

O que é alma?

A alma é o centro das nossas emoções e sensações mais profundas. Para a psicologia a alma é tratada como a psique. A psique humana é usada pela ciência para descrever a alma. A própria palavra Psychē vem do grego, o mesmo termo que deu origem a palavra psicologia.

Poderiamos dizer então que a psicologia ajuda a entender como a sua alma funciona, certo? Então a alma é o conjunto de emoções, pensamentos, sentimentos profundos e crenças.

É um corpo não físico, mas espiritual.

Como a alma é descrita na bíblia?

A alma é descrita na Bíblia como a essência espiritual e imortal de uma pessoa. Ela é a parte de nós que está conectada a Deus e que vive além da morte física. A Bíblia refere-se à alma como o centro da nossa identidade, pensamentos, emoções e vontade.

Ela também é descrita como o lugar onde ocorre a comunhão com Deus e onde somos chamados a amar e servir ao próximo. Na Bíblia, encontramos versículos como Mateus 10:28, que diz: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.”

Essa passagem destaca a natureza eterna da alma e a importância de cuidar dela em relação à nossa vida terrena. Em partes, Deus se importar com a nossa alma, porque ela é a parte que será SALVA por Jesus.

Deus quer salvar a minha alma?

Sim, Deus deseja salvar a sua alma e a de todos. A Bíblia nos ensina que Deus é amoroso e misericordioso, e Ele deseja que todas as pessoas sejam salvas e tenham um relacionamento íntimo com Ele.

Em 1 Timóteo 2:3-4, está escrito: “Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.”.

Qual é a função da alma?

A função da alma é comandar a corpo, isso acontece através da renovação da mente e controle das emoções. Temos uma pregação de Joyce Meyer que ajuda você entender como alma funciona de verdade.

A Pastora Joyce demonstra como Deus nos criou: CORPO, ALMA e ESPÍRITO.

Em tese, que recebe o espírito santo, faz com que a alma seja comandada por ele, mas se você não mudar a sua mentalidade pelo espírito, a alma não pode comandar o corpo. É como se existisse uma briga dentro de você!

o que é alma - alma encolhida
Veja esse trecho da pregação (15:24 minutos):

Entenda o que acontece com sua vida através do corpo, alma e espírito.

Qual a diferença da alma e do espírito? 

O espírito santo é a parte que nos conecta com Deus e suas vontades. Cada pessoa que recebe Jesus como seu salvador, recebeu o espírito santo. Ele é o grande responsável pela santificação do cristão, mas ele pode agir somente com a permissão da alma.

Em resumo, o espírito ajuda a entender a orientação de Deus para nossa vida, é a consciência da verdade que temos dentro de nós.

Como deixar o espírito santo agir?

Você precisa de uma renovação da mente, chamamos isso de METANOIA (mudança de mentalidade). A sua mente ou alma não pode ter nenhuma crença que rejeite a verdade do espírito.

Dicas de como deixar deus agir!

Para permitir que o Espírito Santo aja em nossas vidas, é necessário cultivar uma atitude de abertura, submissão e dependência de Deus.

Aqui estão algumas maneiras de deixar o Espírito Santo na sua alma.

  1. Arrependimento e entrega: Reconheça os seus pecados e se arrependa sinceramente. Entregue a sua vida a Jesus Cristo e se renda à vontade de Deus. Isso envolve renunciar ao controle e permitir que Deus guie e dirija a sua vida.
  2. Busca pela presença de Deus: Dedique tempo para buscar a presença de Deus através da oração, leitura da Bíblia e meditação. Busque um relacionamento mais profundo com Deus, onde você possa ouvir a Sua voz e receber a Sua direção.
  3. Obediência à Palavra de Deus: Estude e obedeça a Palavra de Deus. A Bíblia é a revelação escrita de Deus e é através dela que podemos conhecer a Sua vontade e os Seus princípios. Ao obedecer à Palavra de Deus, abrimos espaço para que o Espírito Santo trabalhe em nós e nos transforme.
  4. Cultivo de uma vida de adoração: Dedique-se a adorar a Deus em espírito e em verdade. Isso pode ser feito através de louvor, música, gratidão e entrega total a Deus. A adoração cria um ambiente propício para a manifestação do Espírito Santo.
  5. Busca pelos dons espirituais: Busque o batismo no Espírito Santo e o desenvolvimento dos dons espirituais. Ore para que o Espírito Santo capacite você com os dons necessários para cumprir o propósito de Deus em sua vida e na vida dos outros.

Seguindo esses passo vocês dará abertura para o espírito agir em você e na sua vida!

Cristão que não deixa o espirito agir na alma

É muito comum nas igrejas observarmos a ativação do espírito santo nos cultos, mas o espírito deseja mais que isso. O espírito deseja a plenitude total, ele quer mudar SUA ALMA e SEU CORPO. 

E já que a alma é nossa mente, ela pode ser renovada e alimentada com palavra de Deus. Mas, temos que querer e deixar o espírito nos mudar. É tão importante vocês ter essa consciencia porque quando Jesus voltar, o espírito voltará para DEUS.

Então a nossa alma será SALVA e colocada em um novo corpo. Jesus promete a salvação completa no ceú, renovando até mesmo o seu corpo, mas para isso vocês precisa renovar sua alma na terra.

O que é alma encolhida?

A Alma encolhida é a alma que não consegue ser renovada pelo espírito santo. Isso acontece na prática para pessoas que não sabem o porquê da sua própia existencia, não possuem bondade e fazem as coisas por uma motivação errada.

Podemos citar um exemplo real de como uma pessoa pode deixar sua alma encolhida.

Imagine que você sofreu bullying e queria estudar para se tornar uma pessoa bem sucedida porque isso, será uma forma de vingança para seus colegas da escola. Isso pode parecer uma vitória externa, mas internamente para o espírito, essa não é a vontade de Deus, porque Deus quer que você vença, mas pelo sentimento certo, entende? Essa atitude de vingança é uma das principais causas de fazerem a alma encolher.

Digamos que a alma encolhida é causada pelas decisões que te levam a sair de um lugar, alimentar memórias de vingança é alimentar memórias do passado. Existe um espírto de vingança que lidera sua alma quando isso acontece. Portanto, um ressentimento (sentimento passado), pode criar em vocês um falso propósito. Porque, agora você vive para se vingar na pessoa que te humilhou!

Não estamos falando que você não pode ser exaltado, mas estamos falando que o espírito de vingança pode destruir os valores do espírito santo na sua vida.

Diferente do espírito de vingança, existem outros como: espírito de medo, espírito de orgulho e espírito de ganância. Todos esses impedem o crescimento da sua alma.

O espírito do medo também é responsável por encolher almas, quando o medo vem é comum as pessoas não terem frutos na vida e não terem paz. Deus pode iluminar a alma com amor divino e afastar esse espírito do medo, para isso é importante reconhecer que sua vida esta paralisada e que existem algo que não esta deixando sua alma crescer!

E se sua alma não crescer é impossível ter imaginação, criativdade e ousadia para conquistar as coisas na vida. O inimigo vai mandar os outros espíritos para desanimar, paralisar e congelar seus projetos. O seu corpo vai sentir os reflexos do sofrimento da sua alma encolhida, pois, responde ao espírito errado.

Qual é o conceito de alma? 

A alma é a nossa mente, ela que possibilita que as ações do nosso corpo sejam realizadas. Poeticamente podemos conceituá-la como sopro vital, ela que organiza nossos pensamentos, sentimentos e crenças. Mudar a alma, é mudar o pensamento.

Como falamos, a alma é comandada pelo espírito, e para que o espírito de Deus possa agir é importante permitir.

Deus ouvi o clamor dos oprimidos, isso significa que quando você se arrepender das suas atitudes e busca-lo de coração verdadeiro, Deus fará isso com você:

  • Primeiro: restaurará sua identidade (vocês saberá quem vocês é e porque veio ao mundo). Falsas crenças em você serão quebradas.
  • Segundo: Exaltará você. Deus é especialista em pegar pessoas pequenas e transforma-las em grandes. Deus tem o poder de transformar pessoas comuns em instrumentos poderosos em Suas mãos. Ele não se limita pelo status social, habilidades ou recursos de uma pessoa. Pelo contrário, Deus escolhe usar aqueles que são considerados pequenos ou insignificantes aos olhos do mundo para realizar grandes coisas.
  • Terceiro: após deus restaurar sua identidade e transformar sua vida, é importar obedece-lo, pois os principios deles são importantes para que a amor dele incondicional continue operando em vocês.

Cuidado para não quebrar os princípios de Deus

É importante não quebrar os princípios de Deus e os mandamentos, toda vez que fazemos isso, no mundo espiritual criamos uma brecha ou um buraco para o inimigo atacar nossa alma com outros espíritos que não são o de Deus.

Digamos, que damos legalidade para que o inimigo agir, pois estamos em desalinhamento com Deus.

Aqui estão os princípios fundamentais de Deus, conforme revelados na Bíblia:

  1. Amor: Deus é amor (1 João 4:8) e Seu amor é perfeito e incondicional. Ele nos ama com um amor eterno e deseja que vivamos em amor uns com os outros (João 13:34-35).
  2. Justiça: Deus é um Deus justo e imparcial. Ele busca estabelecer a justiça e a equidade em todas as áreas da vida (Deuteronômio 32:4, Salmo 89:14).
  3. Misericórdia: Deus é cheio de compaixão e misericórdia. Ele demonstra Sua misericórdia ao perdoar nossos pecados e nos oferecer uma nova chance (Êxodo 34:6-7, Salmo 103:8).
  4. Verdade: Deus é a própria verdade e Sua Palavra é a verdade absoluta (João 14:6, Salmo 119:160). Ele valoriza a sinceridade e a honestidade em todas as áreas da vida.
  5. Santidade: Deus é santo e nos chama para viver uma vida de santidade, separados do pecado e consagrados a Ele (1 Pedro 1:15-16).
  6. Bondade: Deus é bom e Sua bondade se manifesta em Suas obras e provisões para a humanidade (Salmo 145:9, Romanos 2:4).
  7. Sabedoria: Deus é infinitamente sábio e Seus caminhos estão além da nossa compreensão. Ele nos convida a buscar Sua sabedoria e a confiar em Seu plano para nossas vidas (Provérbios 3:5-6, Tiago 1:5).

Também é importante não quebrar os mandamentos para o inimigo não atacar nossa alma.

Em que parte do corpo fica a alma?

A alma é uma imagem mental do corpo físico, ela é um corpo espiritual dentro de você. 

A Pastora Tânia Tereza, também formada como a psicologia é uma das autoridades espirituais que temos para ensinar sobre o que é alma.

Doenças da alma

As doenças da alma referem-se aos problemas emocionais, mentais e espirituais que afetam a saúde e o bem-estar interior de uma pessoa. Embora não sejam doenças físicas, elas podem ter impacto significativo na vida de alguém.

Exemplo de doença da alma

Você ouviu a história do paralítico de Cafarnaum? (Lucas cap. 5 a partir do versículo 17). Vimos que havia um paralítico trazido até Jesus por meio de um leito que desceu pelo telhado. Os amigos do paralítico queriam leva-lo até Jesus. 

No momento que Jesus viu essa cena, disse ao paralítico:

 “perdoados estão seus pecados”. (lançou sobre o doente um decreto de perdão no mundo espiritual). 

Mas, os fariseus questionaram Jesus, sobre o perdão. Afinal quem era Jesus para perdoar?  somente Deus poderia. 

Depois, Jesus disse: “levanta e anda” (ordenou cura no mundo espiritual). 

Nesse momento, Jesus reforçou que tinha autoridade para CURAR e PERDOAR PECADOS. 

Os homens não entenderiam, principalmente os fariseus. Mas, vale a pena refletir e trazer isso para o contexto da alma.

Em resumo, o mundo espiritual existe e nossa alma é atacada! Por isso, libertar as pessoas dos pecados ajuda a cura-las aqui fora. Jesus tem autoridade para libertar as pessoas dos seus pecados, tudo feito no nome dele pode trazer cura para nosso corpo físico.

Por que jesus disse que perdoaria o pecado primeiro?

A resposta é simples, a enfermidade do paralítico era decorrente de pecados, Jesus sabia disso. É comum a descendência do ímpio ser visitada por pecados de outras gerações (até a quarta geração os filhos podem sofrer com doenças). Ou seja, a doenças podem ser comuns em alguns tipos de famílias, enfermidades específicas, suicídios e etc.

Não descartamos o tratamento medicamentoso e psicológico, mas reforçamos que EXISTEM SIM doenças da alma.

Jesus ensinou nesse trecho do paralítico que existem as doenças da alma. Geralmente as doenças espirituais não possuem causa provável, não tem diagnostico e talvez nem o médico não entenda porque surgiram. 

Doenças de alma podem vir da família

Para entender melhor sobre heranças espirituais veja esse vídeo!

Feriadas da Alma: as que mais doem 

Deus quer curar almas feridas que não se curam! José chorou escondido quando encontrou Benjamin seu irmão mais novo. Vocês sabe da história de José na bíblia.

José tinha sido jogado em uma cova para morrer, vendido como escravo, preso por calúnia e abandonado por sua família. Existiam várias feridas na alma de José não curadas. 

No capítulo 45 de gênesis, José chorou, o choro de cura, o choro que limpa a alma dos sentimentos e pensamentos maus. No seu íntimo, José sempre teve dores profundas. Ele cresceu com ressentimento!

O espírito santo de Deus, pode também levar você a perdoar no seu íntimo pessoas que te fizeram mau, como pessoas que te:

  • Feriram ou tocaram você (agressão física, abuso sexual ou violência)
  • Abandono e rejeição pelo pai, mãe, família e amigos
  • Injustiça
  • Discriminação

O perdão é um ato de obediência para Deus.

O perdão é para libertar sua alma do sentimento do passado e te levar a aproveitar as coisas boas da vida. Lembre-se que todo cristão vai para o ALVO (busca cristo, cristo vai voltar). 

Por que perdoar as pessoas?

Porque perdoar vai gerar cura para você e libertação para sua alma, que chora! Sim, a alma chora porque esta ressentida.

Satanás é responsável por pegar suas feridas e apertar! Essa foi a frase que ouvi de um ancião da igreja.

Satanás, consegue entrar na sua mente e enche-lá de pensamentos negativos. Satanás vai tentar pegar seus medos e seu passado para te aprisionar. Isso é fato! Por isso, o perdão é um alívio que sua alma terá.

Quem você tem que perdoar aí dentro? Faça agora!

O que é perdoar para o cristão?

Quanto maior a dor, maior a grandeza do perdão. Perdão é um verbo, portanto é uma ação, uma ação de Deus para os cristãos. É uma ação sem desejar o mau ao próximo, perdoar também é uma decisão de obedecer a Deus.

O perdão permite que os filhos de Deus sejam curados, e sejam conectados ao pai novamente. Você não precisa dessa sujeira em sua alma, é por isso que Deus precisa que você libere o perdão.

A dor não impede que você perdoe, você se lembra de tudo o que te aconteceu?

Mas a dor que você sente agora, angústia e feridas são causadas pelas memórias do passado. O que Deus fará se vocês pedir, é a cura das suas memórias, ele não te fará esquecer, mas te libertará e curará.

Você precisa dessa cura para prosseguir ok?

Alimente sua alma

O inimigo sempre aflige sua alma e quer alimenta-la. Já leu o livro mais esperto que o Diabo?

Se sua alma não é alimentada pela palavra de Deus, ela será alimentada por tudo que esta no mundo, exemplo:

  • TV, notícias e mídia social
  • músicas
  • séries
  • quem você escuta
  • com quem você tem amizade

Tudo que entra na sua mente é alimentada pela alma! Os exemplos acima podem ser ferramentas do Diabo para te controlar e alimentar sua alma.

O inimigo consegue enganar várias pessoas pelo controle da mente. Uma simples marca na sua alma, pode criar raízes profundas na sua alma.

Você já leu mais esperto que o diabo? Se sim, vai entender o que eu falei.

No final, você acabará acreditando nas mentiras de Satanás. 

Por isso, o perdão e o choro da libertação conseguem liberar seus traumas e fugir do controle do inimigo.

Por que Deus permitiu o mau para sua alma?

Deus não ordena o mal, essa é uma pergunta errada! O mau existe por ordem dos demônios e do homem. O homem introduziu o mau no mundo por influência de Satanás.

Quando Adão e Eva se separam de DEUS, infelizmente escolheram e permitiram conhecer o mal. 

Deus continua sendo bom, o tempo todo Deus é bom e para reconciliar seus filhos, mandou Jesus para restaurar TODO O MAL DO MUNDO. A sua alma tem um alto valor para Deus, mesmo que você tenha sofrido na terra. É sua alma que será salva, por isso, Deus mandou seu filho para morrer por você. 

Como manter o equilíbrio na terra?

Agora que você sabe a importância da alma entenda seu papel. 

Somos feitos de corpo, alma e espírito. É preciso ter um equilíbrio para se manter saudável.

Você precisa cuidar dos 3 igualmente, para destravar sua vida e até mesmo ser abundante na terra.

No caso da alma ferida, é como se ficássemos frágeis para ações do inimigo e não suportaremos as batalhas espirituais. Assim, você deve ter responsabilidade com sua alma, para deixar o espírito cuidar da sua vida.

Exemplos reais de doenças da alma

As feridas da alma estão escondidas em você! 

Mas, te desafio a entregar o que te fizeram para Deus e faça algo a respeito para se LIBERTAR. 

Abaixo listamos as principais doenças.

Alma encolhida

A sensação da alma encolhida é parecida com um aperto. Dor na coluna, falta de ar e cansaço mental. É comum a sensação que de querer não APRENDER NADA. Tecnicamente sua mente está fechada para termos psicológicos, mas, no mundo espiritual a alma está sendo MOVIDA por um espírito que contrário ao de Deus.

Depressão

A depressão é uma doença caracterizada pelas oscilações de humor, apatia, tristeza, perda de interesse e pensamentos suicidas. Pode ser causada por muitos fatores, mas também é considerada uma doença da alma. É como se alma ficasse presa no passado.

Ansiedade 

Um medo intenso, nervosismo, preocupação, dores no corpo, pensamentos negativos, tensão muscular, apetite desregulado e insônia. Ansiedade no mundo espiritual é a tentativa de controlar o futuro, mas o futuro a Deus pertence, então tente aproveitar o presente para não sofrer com isso. É como se alma ficasse presa no futuro.

Medo

Sentimento contrario a fé e receio do mau. O medo é uma porta de entrada para o Diabo. Na verdade, todo sentimento negativo é uma porta de entrada para o Diabo tortura e atingir sua alma (mente). 

Pânico 

Intensa sensação de medo, pode ser acompanhada por mal-estar físico. 

Câncer

Existem mais de 200 tipos de câncer, todos são alterações descontroladas das células do corpo. Essas células cancerígenas são responsáveis por destruir uma parte do corpo. O câncer pode ser uma herançaa hereditária espiritual.

Problemas respiratórios

Falta de ar, dor no peito, chiado e problemas que restringem e dificultam a respiração.

Psicossomáticas

Doenças atribuídas a problemas emocionais ou psicológicos, geralmente nao possuem cura. Podem estar ligadas com doenças espirituais. 

Psoríase 

Doenças de pele e do couro cabeludo responsável por camadas esbranquiçadas sob a pele

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Pensamentos compulsivos, obsessões e rituais incontroláveis. Geralmente o TOC é acompanhado e controlado pelo medo. Digamos que nessa caso, se você aprender a controlar o medo, consegue controlar os comportamentos compulsivos e para de sofrer.

Como tratar a doença da alma?

A ideia sempre é que você enxergue a RAIZ DO PROBLEMA. Essa raiz será destruída por DEUS. Afinal, ele quer CURAR SUA ALMA e salva-la.

Agora que você viu todas essas doenças da alma, tente relacionar o que falamos no texto anterior. 

  • Você tem uma alma encolhida ou grande?
  • Sua alma é comandada por qual espírito?
  • Sua alma esta ferida?

Se você entende que tem uma alma, deve ter responsabilidade sobre tudo que ela irá CONSUMIR. Se você não consegue ler a bíblia todos os dias, pode não receber a transformação do espírito: A FAMOSA METANOIA.

É por isso, que existem milhares de cristãos que não mudam suas vidas na igreja e continuam fazendo tudo errado. Deus precisa de espaço para agir na sua vida, ele quer comanda CORPO, ALMA E ESPÍRITO.

Deus quer salvar sua Alma hoje!

Se você chegoua té aqui saiba que Deus criou esse texto para você, ele se preocupa com sua salvação. 

Você precisa mudar seu estilo de vida sim ok? Tem muita coisa para Deus te entregar aqui na terra, mas que tal começar a ouvir o espírito dele?

Alma se liga com outra através das relações sexuais

Sabia que sua alma pode sofrer e pegar a sujeira e outras pessoas? Sim, separamos um vídeo interessante que gostaria de compartilhar sobre o ligamento da nossa alma através das relações sexuais.

Isso é complexo, mas explica para o cristão porque devemos nos guardar para ter relações sexuais durante o casamento. Afinal, nossa alma pode ser difundida com nossos parceiros sexuais.

Toda vez que você se relaciona sexualmente com alguém fora do casamento, você pega espíritos imundos. Os espíritos passam de uma pessoa para outra através dessas relações sexuais. Se você tem relações fora do casamento, pode se arrepender e se lavar pelo sangue de Jesus.

O desligamento e a contaminação da sua alma acontecerá através do ARREPENDIMENTO. Faça uma oração agora de cura e libertação, para confessar seus pecados e se desconectar do parceiro sexual.

É importante frisar que mesmo sem conexão sexual, existe a possibilidade da sua alma se ligar a outra através da conexão emocional. 

Por exemplo, as vezes colocamos pessoas em nossas vidas no nosso coração, e essa pessoa acaba tomando o lugar de Deus no seu coração toda. Ou seja, você perde a conexão da alma e o espírito. Nesse caso, você também precisa do desligamento de alma.

Considerações finais 

Agora que você conhece e sabe o que é a alma

Talvez se importe 100% com a sua ALMA e cuide dela. 

Tive que passar por crises de ansiedade para estudar e me aprofundar no tema. Eu fazia as coisas pela motivação errada, e mesmo conquistando muitas coisas sem ser pelo espírito, e sim pela força humana, não tive PAZ.

Deus me concedeu a paz depois de viver pelo espírito, que passou a comandar minha alma agora.

Nesse exato momento que publico o texto sobre a alma, não tenho mais crises de ansiedade. Minha alma não está mais encolhida, sinto que vivo um HOJE, um dia de cada vez e cada dia melhor.

Espero que vocês reflita nesse estudo sobre a alma e pode compartilhar com quem precisar ok?

Existe muito conteúdo cristão legal aqui então explore nosso site.